Entrevista de Karina Silva



A entrevistada de hoje é Karina Silva, minha colega de editora na Tribo das Letras! Vai lançar seu livro na Bienal do Livro Rio! Muito obrigada pela entrevista, amiga, muito sucesso!

Biografia

Nasceu em Mossoró-RN. Mora em Luziânia há quatro anos. É estudante de Medicina Veterinária e amante da boa música e da leitura. Para ela, um som tranqüilo e um lugar calmo é tudo o que precisa para por os pensamentos no papel e tornar seus personagens reais. Está escrevendo seu terceiro livro e não quer parar tão cedo, pois a escrita, a leitura, e a aventura que passa quando escreve uma boa história e poder levar essa magia a seus leitores não tem preço.

 Quando você começou a escrever?
Comecei a escrever ano passado. Acompanhava os livros no wattpad e vi que eu poderia mostrar a todos o que escrevia e podia também saber como estava saindo, pois não tinha ninguém para ler o que escrevia.

Já leu alguma dica de escritor, que considerou tão importante, que usou e sentiu que fez efeito na sua escrita?
De escritor nenhum, mas sempre estou pesquisando a respeito da língua portuguesa para “tentar” passar uma leitura agradável a meus leitores.

Tem alguma história que escreveu ou ainda vai escrever, que sente um carinho muito grande? Você recebe bem as críticas sobre seus livros?
Lunna, ele não é meu primeiro livro. Eu tenho um finalizado, se chama “Amor Perdido”, mas retirei do wattpad para modificar muitas coisas nele, pois foi meu primeiro livro e têm alguns errinhos, alguns trechos que não quero que continue e eu amadureci mais na escrita, eu digo que estou escrevendo melhor e por isso vou mudar ele, o livro vai ficar perfeito, ele já é só precisa de uns retoques (risos). E sobre as críticas, sim eu recebo bem, pois eu levo para o lado construtivo e se eu ver que a pessoa está ultrapassando – pois sempre tem um assim – eu não deixo me levar, pois se eu gosto de escrever não vai ser um comentário que vai fazer eu parar!

Como você acha que o escritor ainda é visto no Brasil?
Posso dizer que somos esquecidos, não temos muitas divulgações, tudo é complicado, as editoras “famosas” só aceitam os internacionais. Temos aí exemplo de escritores nacionais que estão indo bem, e isso é bom, sinal de que o Brasil nesse termo está mudando e espero que mude mesmo! Os livros nacionais merecem ser reconhecidos, principalmente aqueles que saem do wattpad, tem muitos livros bons na plataforma.

Você já se inspirou em algum fato, pessoa real, qualquer coisa, que te influenciou a escrever uma história?
Em Lunna eu inspirei em mim mesma (risos), pois adoro fazenda, animais, o curso que ela fez eu estou estudando, só acrescentei mais algumas coisas e tudo saiu com mais facilidade. Só as cenas hots que tive um pouco de trabalho pois nunca tinha escrito nada desse jeito e foi bom pois os leitores gostaram e sempre recebia elogios.

Você já assistiu um filme ou leu livro, que não gostou do final e quis mudar? E isso te influenciou a querer escrever uma história com o final desejado?
Sim, principalmente os livros do Nicholas Sparks (risos) sempre quero mudar algo! Os romances dele são perfeitos, ele é meu escritor favorito, mas tem livros que ele exagera e me deixa chorando no final. Quando eu lia os romances, não só do Nicholas Sparks, mas de outros, eu imaginava escrevendo um e colocando o que eu queria que acontecesse, o drama, meus personagens, e depois a alegria de saber que todos estariam gostando.

Como você acha que será a sensação de ver seu livro exposto na livraria?
Vai ser maravilhosa!!! Vou pular de alegria!!! Não tem coisa melhor do que o livro da gente em uma livraria. Isso é lindo demais! Sonho sendo realizado. Acho que não vou acreditar quando ver.

Você já sentiu que lendo alguma história, poderia escrever do mesmo jeito ou até melhor?
Não, eu nunca penso que vou escrever melhor que o outro. Eu tento melhorar minha escrita para não deixar meus leitores confuso, mas pensar que vou ser melhor eu nunca pensei não, sou mais humilde (risos).

Tem algum personagem que gosta e algum que lhe deu trabalho de desenvolver?
Lunna é a que mais amo e o que estão me dando trabalho é um casal do meu outro livro. Os dois são complicados! Eu já sentia que ia ser assim, porém não posso falar o porquê (risos) não vou soltar spoiler!

Você tem uma rotina de escrita? Ou só escreve quando está inspirada?
Não, eu não tenho uma rotina. A faculdade acaba tomando um pouco do meu tempo e nem sempre dá para escrever. Quando a inspiração vem, eu pego o celular começo a digitar e guardo o rascunho. Sempre faço isso, pois nem sempre tenho um PC disponível ou então escrevo no caderno mesmo o que vai acontecer nos próximos capítulos.

Você relê seus livros bastante até achar que está bom?
Leio muito o capítulo antes de postar no wattpad. Apago algumas coisas, digito outras. Vou revisando aos poucos até chegar a um ponto que esteja ao meu agrado. Se isso não acontecer, não posto o capítulo e fico mexendo nele até sair do jeito que quero.

Teve algum livro que leu e por causa disso sentiu vontade de escrever?
Não. A vontade de escrever veio instantânea. Pensei no enredo, em como seriam meus personagens e o que ia acontecer com eles e comecei a escrever.

Qual foi o livro que mais te marcou na vida?
Eu li muitos livros e sempre tem um melhor do que o outro, mas o que mais marcou foi “O melhor de mim” e “ Uma longa jornada” do Nicholas Sparks, esses dois são incríveis.

Qual a dica para quem está começando a escrever?
Leia muito! Pesquise sobre o que está escrevendo. Tente não errar mesmo que isso seja difícil. Mas se você está escrevendo tudo certinho e tem pessoas reclamando do enredo, dos personagens ou de mais alguma coisa, não fique preocupado e não desista! Não deixe de fazer algo que goste por causa de certos comentários.

 Link do livro Lunna no Wattpad
Comunidade do Livro no Facebook
Link do Perfil da Autora no Wattpad


Livro que será lançado pela Editora Tribo das Letras



Sinopse
Amigos inseparáveis desde que eram crianças, Lunna e Tadeu cresceram juntos na fazenda. Ela é filha única de um dos maiores criadores de gado da região, ele o filho mais velho do caseiro. Apaixonada pelos animais ela decidiu ir á cidade cursar Medicina Veterinária, deixando para trás toda a rotina que estava acostumada e seu melhor amigo. Após seis anos Lunna retorna á fazenda. Tadeu que antes era o amigo simpático, educado e prestativo se tornará o ignorante, autoritário e incrivelmente sexy. A amizade agora vai dar espaço para uma grande paixão entre os dois, mas há um, porém, ambos são orgulhosos e de personalidade forte, até que um confesse que sente amor pelo outro, muitas brigas e desentendimentos vão rolar. Quando enfim as coisas ficam certas, eis que surgem obstáculos para separá-los. Mas será que o amor que sentem um pelo o outro é maior do que qualquer empecilho? Lunna e Tadeu... Uma história que de amor que foi nascendo aos poucos depois de uma grande amizade.

 O livro será exposto no Estande da Editora Tribo das Letras, no Bienal do Rio. O livro Lunna, da escritora Karina Silva, está exposto lá. A autora terá seu dia de lançamento em 11 de Setembro, às 14:00.

Agradeço pela entrevista, Karina Silva! Muito sucesso!

0 comentários